Encontro com Marco Paiva e Maria Vlachou

21 de Abril de 2022
Grande Auditório ESTC
Departamento de Teatro

Marco Paiva da associação Terra Amarela e Maria Vlachou da Acesso Cultura, apresentam-se num encontro com os estudantes da ESTC, para discutir o papel cívico da arte e da cultura participativas enquanto agentes de mudança e de transformação social.

Terra Amarela e Acesso Cultura têm realizado palestras / colóquios com estruturas culturais e instituições de ensino em todo o país com o objetivo de refletir, questionar, aventar mudanças nos modelos artísticos e culturais instituídos a fim de os tornar mais acessíveis e universais. Em debate, os conceitos de acesso e de participação cultural, a democratização da cultura, as barreiras físicas, sociais, intelectuais à participação cultural, o espaço público e os públicos, as boas práticas e metodologias de criação artística participativa.

Marco Paiva é licenciado em Teatro – Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com pós-graduação em Empreendedorismo e estudos da cultura no curso Gestão Cultural, pelo ISCTE. Concluiu, em 2008, o Curso Europeu de Aperfeiçoamento Teatral École Des Mêtres, dirigido pelo encenador brasileiro Enrique Diaz (CIA dos Atores). Colabora como ator e encenador em diversas estruturas, como o Teatro Nacional D. Maria II, Comuna Teatro de Pesquisa, mala voadora, O Bando, L.A.M.A – Laboratório de Artes e Media do Algarve, Culturgest, Casa da Música, Teatro Helena Sá e Costa, projeto Crinabel Teatro, entre outros. Fundou, em 2018, a TERRA AMARELA- Plataforma de Criação Artística Inclusiva, que desenvolve o seu trabalho em torno da cultura acessível e das práticas artísticas inclusivas.

Terra Amarela: https://terraamarela.pt

Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural; membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura e autora do blog "Musing on Culture" (e do livro homónimo). Participou no projeto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo "Arts and Citizenship". Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Colaborou com os programas "Descobrir" e "Próximo Futuro" da Fundação Calouste Gulbenkian. É Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013), é Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum, e licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

Acesso Cultura: https://acessocultura.org/quem-somos/missao-visao-valores/

estc

Este encontro faz parte das actividades que a ESTC está a realizar para o projecto europeu Nós-Nous Artistic Responsibility Challenges in Higher Education (ARCHE), financiado pelo programa Erasmus + K2 da União Europeia.