Encontro | Vozes da Voz nas Artes Vivas

Pequeno Auditório - Estúdio João Mota
Sara Belo e Juliana Rangel

Como pensar a voz?

Pensá-la como um movimento de ar nas cavidades carnosas do corpo profundo. Como passagem de ar que gera vibrações sonoras nas pregas vocais do corpo humano (e não humano).  Ar que passa pelo orifício da garganta para penetrar o ouvido e encontrar as cavidades profundas do outro. Como pensar, então, a voz como uma relação com o outro? Ou, seguindo Cavarero, pensadora, feminista e estudiosa da voz, como “... fruir a escuta da ‘vibração de uma garganta de carne’. Viva e Corpórea, única e irreproduzível”?

O encontro “Vozes da Voz nas Artes Vivas: investigar a voz em processos de criação, pedagogias e práticas performativas” é uma realização da ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA do Instituto Politécnico de Lisboa- ESTC/IPL em parceria com o INSTITUTO DE CULTURA E ARTE da Universidade Federal do Ceará - ICA/ UFC (Brasil), a ocorrer entre os dias 3 (sexta-feira) e 4 (sábado) de novembro de 2023, na modalidade presencial e contará também com uma mesa temática a ocorrer na modalidade online.

A proposta do encontro é realizar um intercâmbio artístico e académico dos estudos da voz nas artes cénicas, em seus alcances poéticos, éticos e políticos. Para tanto, reuniremos artistas, investigadores, professores, estudantes de licenciaturas em Teatro e demais interessados, para que possamos partilhar experiências artísticas, formativas, de processos de criação e de investigação no âmbito da voz, no contexto das práticas performativas contemporâneas em teatro. Desta maneira, nessa imersão em dois dias, buscaremos levantar pensamentos, reflexões, procedimentos e materiais de experimentação e pesquisa em voz que transformam o nosso fazer teatral, evidenciado a potência processual da voz, em permanente construção e que abre passagens ao vertiginoso fluxo sensível de estar e intervir na própria dinâmica do mundo e da vida.

O encontro configura-se como um programa de ações envolvendo performances, conferências, mesas temáticas, painel aberto para partilha de pesquisas de voz em andamento, workshops e concertos.

Link Programação >

Local                                      Pequeno Auditório - Estúdio João Mota

Obs: mesa dia 04/10 on-line

REALIZAÇÃO E APOIO