Exposição Cenográfica "Modos de Ver" no Panteão Nacional

25 de Setembro de 2020 - 25 de Janeiro de 2021
Panteão Nacional
Grupo de Design de Cena ESTC

EXPOSIÇÃO QUE APRESENTA TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM TEATRO

– RAMO DESIGN DE CENA – DA ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA DO INSTITUTO POLITÉNICO DE LISBOA.

a partir de 25 de Setembro

13_expopanteao113_expopanteao

modosdever

Programa

No âmbito de desenvolvimento da criatividade para a elaboração de formas que interagem plasticamente num espaço, refletem sobre uma situação, revelam propostas que convidam e promovem o cruzamento de conhecimentos e a partilha de experiências formativas e de pesquisa em torno da cena (Scaena), com o objetivo de comunicar ideias, em constante mediação com e para os outros.

Da cooperação entre as instituições que promovem este encontro com as áreas de cenografia, figurinos, maquilhagem e caraterização, arte performativa, entre outras, tendo em conta a teatralidade inerente ao espaço arquitetónico do Panteão Nacional, surge esta instalação de ideias e ações resultantes de diversos percursos de expressão artística, num diálogo participativo entre as peças em exposição, a interpretação criativa e o “modo de ver” do público.

John Berger, crítico de arte, em Modos de Ver refere que “a relação entre o que vemos e o que conhecemos nunca está estabelecida de uma vez por todas.” (2018:17) Nesta forma peculiar que cada um tem de olhar algo, fica o convite dos alunos do ramo de Design de Cena para participarem na exposição, neste caso, no Panteão Nacional, onde cada peça criada e produzida - figurinos, adereços, cenários, etc. -, envolve a conceção de ideias, a construção formal inerente à relação de matérias e técnicas, a interpretação singular na composição de cada intenção cénica, espaço e contexto onde ocorre.