Lançamento de livro

6 de Dezembro de 2017
Teatro Nacional Dona Maria II
Departamento de Teatro & TDMII

O livro GOMES FREIRE: PEÇA HISTÓRICA EM 4 ACTOS E 6 QUADROS, de Pedro Augusto de Sousa e Silva, com coordenação de Professora Doutora Eugénia Vasques e Coronel Mário J. Freire da Silva e edição da Direção de História e Cultura Militar e da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL, será lançado no próximo dia 6 de dezembro, no Salão Nobre, do TNDM II às 17h30.

A apresentação do livro será feita pelo Professor Doutor António Ventura, seguida da leitura de excertos da peça por alunos do 3.º ano do Curso de Teatro – ramo Atores, da ESTC/IPL.

O texto teatral intitulado Gomes Freire: peça histórica em 4 actos e 6 quadros, escrito, provavelmente, em 1919, pelo então Major do Exército Português Pedro Augusto de Sousa e Silva (1877-1930), tem como centro o assassinato político do Tenente-General Gomes Freire de Andrade em 1817.

Esta edição vem a lume por ocasião do 2º Centenário da morte deste militar e maçon, no âmbito de uma nova parceria entre a Direção de História e Cultura Militar, através da Biblioteca do Exército, e a Escola Superior de Teatro e Cinema, do Politécnico de Lisboa, através da sua respetiva Biblioteca.