Magnólia - A Pele de Vera Castro

Espaço Polivalente (foyer)
Departamento de Teatro & Serviços da Biblioteca

vera castro

Magnólia - A Pele de Vera Castro por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Teatro

Curadoria: Paulo Morais-Alexandre e Luísa Marques & Colaboração: Sérgio Loureiro

27 março | Espaço Polivalente da ESTC (foyer)

“[…] O figurino é tudo aquilo que é criado sobre o corpo de um intérprete, o que o tapa ou destapa, o maquilha, calça ou penteia, para que de actor, cantor ou bailarino, passe a ser uma personagem na cumplicidade partilhada da sua definição. O figurino é capaz de nos informar sobre o estado de alma, o carácter, o nível social, o lugar, a época, ou se uma personagem opera a nível simbólico, os valores que transporta, como alegoria ou metáfora. Ele é inseparável do corpo do intérprete. […]”

in O papel da segunda pele de Vera Castro, Babel, 2010, p. 13.

vc

BREVE BIOGRAFIA

“Vera Castro (1946-2010) nasceu em Luanda. Estudou gravura e pintura, em Lisboa, tendo estagiado, em Paris, na área do desenho gráfico para tecidos. Ingressou no ensino em 1970. A partir de 1991, é requisitada ao Ministério da Educação para fazer parte da renovação científico-artística do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema. Aposentou-se, em 2007, por ter atingido o tempo de serviço completo. Faleceu em Lisboa.”

in O papel da segunda pele de Vera Castro, Babel, 2010.

17h30 - Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2019

17h45 - Alunos do 3.º Ano da Lic. em Teatro (Ramo Atores) à capela | direção: Professora Maria Repas

18h00 - Homenagem a Vera Castro

18h30 - Porto de Honra Exposição patente até 11 maio