Projeto GIRELA

Pólo Cultural Gaivotas
ESTC & Câmara Muncipal de Lisboa

Girela

Sessão de apresentação de resultados da investigação

8 de maio de 2018 | 16h00 Polo Cultural Gaivotas Boavista

Rua das Gaivotas, n.º 8 1200-202 Lisboa

Apoio: Câmara Municipal de Lisboa | Polo Cultural Gaivotas| Boavista

Programa

Girela é o nome escolhido para identificar um projeto de investigação que pretende falar acerca de e com o ensino artístico.

Parte da necessidade de dar corpo a diversas questões que se colocam no quotidiano daqueles que fazem as escolas de arte e pretende colocar em funcionamento uma engrenagem de pensamento e acção que discuta a questão do ensino artístico.

A investigação visa estudar o panorama do ensino artístico no atual sistema de ensino superior, elegendo três vetores principais de análise:

a) a reflexão em torno das questões conceptuais que unem produção artística, pedagogia e investigação (Testemunho);

b) a capacidade sistemática de enquadrar, legitimar e operacionalizar o ensino superior artístico, traduzida em legislação (Legislação);

c) a criação contemporânea (Projeto).