Passar para o conteúdo principal

Série de Conferências - Criação e Investigação em Cenografia

Data do evento
31 de Março de 2022 - 21 de Abril de 2022
Hora
14:00 - 16:00
Local
Escola Superior de Teatro e Cinema - Sala 309 / Zoom
Organização
Departamento de Teatro - Ramo de Design de Cena

Três conferências realizadas no âmbito do Projeto de Investigação Ensaio de Construção — Criação e Investigação em Cenografia (IPL/2021/ECCIC_ESTC), financiado no âmbito da 6.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística (IDI&CA) financiados pelo Instituto Politécnico de Lisboa, em colaboração com o seminário “Arte e Espaço” do Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem em Movimento) e com a unidade curricular “Dramaturgia do Espaço Cénico e do Figurino”, do Mestrado em Teatro.

Programa

31 de Março de 2022 _ Conferência de Denise Wendel-Poray, sobre pintura e cena, a partir do livro Painting the Stage: Artists as Stage Designers.

 

Conferência online, com apresentação (presencial) do Professor João Calixto. 14H, sala 309.

Ligação zoom - https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86777748227

Para assistir presencialmente, deve ser realizada marcação através do e-mail mcordeiro@estc.ipl.pt e aguardar confirmação de disponibilidade, até dia 28 de Março.

 

Denise Wendel-Poray foi cantora de ópera e, atualmente, é escritora e crítica, sendo autora de vários livros e ensaios sobre a relação entre arte, teatro e música. Vive e trabalha em Paris.

 

31-03

 

7 de Abril de 2022_ Conferência de José Carlos Barros, sobre pintura e cenografia, a partir da visualização de maquetas que recriam pinturas como, p.e., As Meninas, de Velasquez.

 

Sessão presencial, 14h, sala 309.

Para assistir, deve ser realizada marcação através do e-mail mcordeiro@estc.ipl.pt e aguardar confirmação de disponibilidade, até dia 4 de Abril.

 

José Carlos Barros é cenógrafo e marionetista; foi Professor Coordenador da ESTC e diretor do Teatro da Trindade.

 

JCarlosBarros

 

 

21 de Abril de 2022_ Conferência de Fernando Guerreiro, de título O Cinema como dispositivo de instalação-projecção: do Eidophusikon de Loutherbourg a Godard e a Matrix.

 

Sessão presencial, 14h, sala 309.

Para assistir, deve ser realizada marcação através do e-mail mcordeiro@estc.ipl.pt e aguardar confirmação de disponibilidade, até dia18 de Abril.

 

Fernando Guerreiro foi professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, actualmente, investigador no Centro de Estudos de Teatro da FLUL. É autor de vários textos sobre a questão da representação na pintura, na fotografia e no cinema.

 

godard

 17-04