Tartufo no TNDMII | Projeto Nós/Nous (Arche)

22 de Junho de 2022 - 26 de Junho de 2022
Teatro Nacional Dona Maria II
Departamento de Teatro
Foi com o objetivo de criticar todos os hipócritas da sua época que Molière escreveu Tartufo. A primeira versão desta comédia apareceu em 1664, provocando uma tal reação por parte da igreja e dos tribunais franceses, que acabaria por ser censurada. Só em 1669 é que viria a conhecer a sua versão final. Nesta peça, Molière faz uso da necessidade que uma burguesia em ascensão tinha de se afirmar, para criticar a sociedade do seu tempo através de uma personagem hipócrita, mentirosa, manipuladora, sedutora em obter benefícios próprios.

Que tempo era esse e que tempo é este, em que vivemos agora? Continuando o nosso dia a dia repleto de hipocrisia, esta é uma renovada oportunidade para encenar as palavras de Molière, uma das grandes referências do teatro europeu, para, assim, refletir sobre a atualidade. Nas palavras do autor: "A hipocrisia é, para o Estado, um vício bem mais perigoso que todos os outros”.

Projeto NÓS / NOUS
NÓS / NOUS é um projeto internacional que pretende aprofundar o intercâmbio da cultura teatral entre França, Galiza e Portugal, pensando-o como um território cénico comum. Desenvolvido por quatro teatros (Célestins – Théâtre de Lyon, Centro Dramático Galego, de Santiago de Compostela, TNDM II e TNSJ) e por quatro escolas superiores de arte dramática (ENSATT, de Lyon, ESAD, de Vigo, ESTC, de Lisboa e ESMAE, do Porto), promove a profissionalização e internacionalização de estudantes em final de percurso académico, através do contacto com criadores de renome internacional. A edição de 2022 contará com a direção do encenador português Tónan Quito.

texto Moliére
direção Tónan Quito
tradução Manuel João Gomes
com Bernardo Santo Tirso, Carlos Correia, Carolina Parreira, Haïthouni Hamada João Maria Fialho, Marcos Fernández, Romane Buunk, Yaiza Portela