Três Documentários

Departamento de Cinema & Panteão Nacional

tres documentarios

Panteão Nacional | 18 de abril a 5 de maio | 10h00 às 18h00

Esta pequena mostra dá a conhecer três filmes, realizados pelos alunos do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, no âmbito do seminário de produção de filmes dedicado ao documentário.

Trata-se de três curtas-metragens com abordagens muito diferenciadas, mas que apontam para um tema comum relacionado com a educação da criança.

Nestes filmes temos a oportunidade de observar momentos da vida das jovens ciganas, dos mais pequenos que terminam a primária e das crianças que se dedicam ao rugby.

Revelam-nos a fragilidade e a força destas personagens e demonstram-nos o peso determinante que o contexto tem no seu desenvolvimento e educação.

Pretendemos com estes filmes mostrar o vigor criativo dos nossos jovens alunos e, ao mesmo tempo, junto da sua última morada, homenagear o grande pedagogo João de Deus, figura incontornável da nossa história que se dedicou, justamente, ao contexto e ao método de ensino dos mais novos.