Passar para o conteúdo principal
banner docentes
fátima chinita
Email:
chinita.fatima@gmail.com
Posição:
Professora Adjunta
Gabinete:
Áreas de Narrativas Cinematográficas e Produção - Licenciatura e Mestrado em Cinema
Currículo

É Professora Adjunta na ESTC, onde lecciona desde 1995. Dá aulas à Licenciatura em Cinema (áreas de Estudos Fílmicos e Produção) e ao Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (áreas de Narrativas Cinematográficas e Produção).

Doutorada em 2013 em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com uma tese intitulada “Do Metacinema Auto-reflexivo como Forma de Enunciação Autoral”; mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (variante de Cultura e Novas Tecnologias); bacharel em Cinema pela ESTC (área de Montagem) e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Concluiu um pós-doutoramento em Intermedialidade e Interartes em Agosto de 2019, num projeto financiado pela FCT e desenvolvido no IMS – Centro de Investigação em Intermedialidade e Multimodalidade (da Universidade de Linnaeus, Suécia) e no LabCom – Comunicação e Artes (da Universidade da Beira Interior, Portugal). Título do projeto: “The Art of the Arts: Art-house Cinema Allegories of Creation as Authorial Discourse of a Coenaesthetic Intermedial Nature”.

Ex-bolseira da FCT ao abrigo do Programa PROTEC para a formação avançada no ensino superior politécnico. É investigadora em Cinema e intermedialidade, encontrando-se ligada aos centros de investigação LabCom – Comunicação e Artes (UBI, Covilhã) e CIAC – Centro de Estudos em Artes e Comunicação (Ualg, Faro). É membro de nove associações de investigação em audiovisuais.

É autora do livro O Espectador (In)visível – Reflexividade na Óptica do Espectador em INLAND EMPIRE, acessível online. Participa regularmente em conferências e trabalha sobre as temáticas da intermedialidade e interartes, metacinema, autorreflexividade, narrativa, estudos autorais, filme ensaio. Publicou capítulos de livro para as editoras Taylor & Francis, Routledge, Edinburgh University Press, De Gruyter; publica artigos em revistas especializadas em cinema e media studies, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Desenvolve trabalho editorial tanto em revistas portuguesas, como estrangeiras (Film Journal). Co-edição dos números da revista Ekphrasis, intitulados Crossing Narrative Boundaries between Cinema and other Arts and Media (Vol. 22, No. 2, 2019) e The Essay film as Self-Representational Mode (Vol. 26, No. 2, 2021).

Em 2015 venceu o Prémio Engº Fernando Gonçalves Lavrador para a Melhor Comunicação da Conferência Avanca Cinema/Tecnologia, Arte, Comunicação. Co-organização das conferências Transmediations! Communication across Media Borders (Suécia, 2016), Symbiotic Cinema: Confluences between Film and the other Media (Suécia, 2018) e Reconfigurações – Novos Desafios Narrativos da Imagem em Movimento (ESTC, 2021). Membro do painel de Artes em vários júris de atribuição bolsas de doutoramento da FCT e em dois júris de atribuição do Prémio Engº Fernando Gonçalves, em Avanca.

Tradutora de legendas registada na D.G.E.A.T. Trabalhou durante quase uma década como tradutora de filmes, em regime de freelancer, para as distribuidoras Lusomundo Audiovisuais, Columbia Tristar Warner, Vitória Filme/Prisvídeo, L.N.K. Vídeo e Filmes Castello Lopes. Traduziu artigos e livros, entre os quais Vasco de Gama, l’orgueil et la blessure, de René Virgile Duhac (Gradiva, 1996).

Em tempos mais recuados trabalhou em cinema, televisão e publicidade − entre 1992 e 1997 (em funções de produção e assistência de realização).