Passar para o conteúdo principal
banner docentes
joaquim sapinho
Email:
jsapinho@icloud.com
Posição:
Professor Adjunto
Gabinete:
Área de Realização - Licenciatura e Mestrado em Cinema
Currículo

            Joaquim Sapinho é realizador de cinema. É especialista em artes, cinema e realização, sendo professor de realização da Licenciatura e do Mestrado.

            Os seus filmes têm estreado nos principais festivais internacionais. CORTE DE CABELO, na competição oficial no Festival de Locarno; recebeu o prémio de Argumento da UER; de Melhor Realizador no Festival Latino de Chicago; Prémio da Crítica do Festival Stars de Demain de Genebra; e Prémio Especial do Festival Premiers Plans de Angers. MULHER-POLÍCIA estreou na Berlinale, recebendo vários prémios internacionais, como Melhor Filme e Melhor Imagem no Festival de Cinema Europeu e Melhor Imagem no Festival de Havana. DIÁRIOS DA BÓSNIA estreou no Festival Busan, o mais importante festival da Ásia. DESTE LADO DA RESSURREIÇÃO estreou no Festival de Toronto, sendo eleito como um dos dez melhores filmes do ano pela revista Film Comment.

            Joaquim Sapinho foi co-curador com o Harvard Film Archive do programa HARVARD NA GULBENKIAN - DIÁLOGOS SOBRE O CINEMA PORTUGUÊS E O CINEMA DO MUNDO, na Fundação Calouste Gulbenkian. Criou com Apichatpong Weerasethakul a instalação LIQUID SKIN, que inaugurou o MAAT. Criou a exposição CSG: MODE D’EMPLOI na Fundação Calouste Gulbenkian, em que instalou a coleção do fundador na espaço do CAM. Apresentou na Fundação D. Luís I a instalação PINTURA DEMOCRÁTICA, com José Manuel dos Santos.

            A sua produtora, Rosa Filmes, está a produzir longas-metragens de realizadores como Albert Serra, Lav Diaz e Lisandro Alonso.