"Não sei os gestos a acto nenhum real. Nunca aprendi a existir."
Fernando Pessoa

1º Encontros Paragone | Diálogos através das Artes - GESTO, organizados pelo curso de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento – APIM (Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa), a decorrer em Lisboa entre 22 e 27 de Maio de 2023, tendo como palavra central o GESTO. Os Encontros Paragone pretendem convocar e estimular diálogos transversais e multidisciplinares em torno do pensamento teórico e da prática artística.

A primeira edição de 2023 terá como convidado especial o Laboratoire d’Études en Sciences des Arts (LESA) da Aix-Marseille Université.

Contacto: paragone.apim@belasartes.ulisboa.pt

estc

Chamada de textos e obras (até 30 de março 2023)

Paragone é um evento organizado pelo curso de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Universidade de Lisboa e Instituto Politécnico de Lisboa). Os Encontros Paragone pretendem convocar e estimular diálogos transversais e multidisciplinares em torno do pensamento teórico e da prática artística. Como tema da sua primeira edição, propõe-se um debate sobre as incidências do gesto no campo artístico, através de conferências, debates, conversas ou apresentações de obras artísticas.

Assim, este call for papers visa propostas reflexivas e/ou práticas em torno das possibilidades contidas no gesto, aqui entendido num âmbito alargado. As considerações filosóficas sobre o conceito, as suas implicações político-culturais e as suas manifestações artísticas serão os eixos centrais sobre os quais a ideia de gesto poderá ser experimentada, articulada e exposta/exibida.

Call: A candidatura a participação nos Encontros poderá ser através de uma conferência com texto (paper) ou de um projecto artístico (work). A proposta deve justificar a sua relação com o tema dos Encontros (Gesto). As propostas deverão ser acompanhadas de um CV do proponente.

1)            Chamada de textos [Call for papers]: Propostas de artigos com vista à sua apresentação pública. Deverão ter o Gesto como tema central, abordando os seus sentidos e possibilidades num contexto de reflexão filosófica, política, social e artística. Os artigos deverão ter cerca de 3.000 palavras, adequados a uma apresentação de 20 minutos, e conter um abstract com cerca de 150 palavras que torne clara a relação com o tema (Gesto). Deverá ser, também, incluído um CV do proponente.

2)            Chamada de obras [Call for works]: Projectos artísticos (filme, performance, exposição/instalação, etc.) em diferentes suportes que abordem e problematizem a questão do Gesto. A proposta do projecto artístico deve ser enviado em suporte digital (texto, imagem, vídeo). Esta proposta deve especificar os requisitos técnicos da obra e justificar a pertinência do trabalho na sua relação conceptual e artística com o tema do colóquio. A exibição das obras artísticas seleccionadas implicará uma apresentação/discussão pública do trabalho. A organização do colóquio compromete-se a proporcionar as melhores condições para a apresentação das obras, dentro dos espaços disponíveis nas várias instituições colaboradoras, contudo, não se pode comprometer com encargos que digam respeito à produção das mesmas.

Coordenação geral

•     Fernando Rosa Dias (FBAUL)

Comissão Científica

•     Ana Claro Santos (Universidade do Algarve)

•     Adriana Veríssimo Serrão (FL-UL)

•     António Sousa Dias (FBAUL)

•     Ariana Veríssimo Serrão (FL-UL)

•     Carlos Marecos (ESM-IPL)

•     David Antunes (ESTC-IPL)

•     Fernando Rosa Dias (FBAUL)

•     Jorge do Ó (IE-UL)

•     José Bogalheiro (ESTC)

•     Maria José Fazenda (ESD-IPL)

•     Marta Cordeiro (ESTC-IPL)

•     Marta Mendes (ESTC-IPL)

•     Rui Pina Coelho (FL-UL)

•     Flávio Santos da Conceição (Professor do PPGAC da UFAC, curso ABI Teatro)

•     Jean-Michel Durafour (director do LESA, Professeur des universités en Esthétique et théorie du cinéma)

•     Juan Carlos Guadix (Professor Titular, Departamento de Dibujo, Faculdad de Bellas Artes, Universidad de Granada)

•     Julieanna Preston (Massey University, Wellington, Aotearoa, Toi Rauwharangi/ College of Creative Arts, New Zealand.)

•     Mark Harvey (The University of Auckland, Faculty of Creative Arts and Industries, New Zealand)

•     Pascal Krajewski (Docteur en Sciences de l’art; Diplôme d’ingénieur en Aérospatiale. Membre du CIEBA)

•     Sylvie Coellier (Professeure émérite en histoire de l’art contemporain à Université Aix- -Marseille (UAM); Laboratoire d’Etudes en Sciences des Arts; responsable de la collection ARTS aux Presses Universitaires de Provence)

Comissão Executiva (Professores e Doutorandos/as APIM)