Três dos quatro filmes portugueses nesta edição do Festival de Cannes são de Alumni da Escola Superior de Teatro e Cinema.

São eles:

- a curta-metragem "Corpos Cintilantes", da realizadora portuguesa Inês Teixeira (nascida em Lisboa, 1991; formada em montagem pela ESTC), está selecionada para a secção competitiva da Semana da Crítica do Festival de Cannes.  "Corpos Cintilantes" é uma produção Terratreme. O diretor de fotografia português Rui Poças (que em 1993 acabou a Licenciatura de Cinema na área de Imagem) faz parte do júri da Semana da Crítica.

João Salaviza (Alumnus ESTC) e Renée Nader Messora regressam à secção Un Certain Regard de Cannes com “CROWRÃ [A Flor do Buriti]”, prolongando a relação da dupla com a comunidade indígena Krahô iniciada com Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos. Destaque para este filme luso-brasileiro por ter conquistado o Prémio de Elenco na acima referida secção.

JS

- e, na Seleção Oficial do Festival, Pedro Costa fará a estreia do filme "As Filhas do Fogo" (uma curta-metragem interpretada pelas cantoras Elizabeth Pinard, Alice Costa e Karyna Gomes), sendo a quinta vez que o realizador português (e ex-aluno da ESTC) marca presença em Cannes,

PC