A atriz Cleo Diára, formada no ramo de Atores da Licenciatura em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, foi galardoada com o Prémio de Melhor Atriz na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2025, pela sua performance intensa e comovente no filme "O Riso e a Faca", de Pedro Pinho, também antigo aluno da ESTC.
Nascida em Cabo Verde e residente em Portugal, Cleo Diára tornou-se a primeira intérprete a conquistar este prémio por uma produção nacional, num momento que descreveu como profundamente simbólico: “Sou uma imigrante em Portugal no momento em que os imigrantes não são bem-vindos. [...] Que todas as raparigas e mulheres negras da periferia nunca se esqueçam de que a utopia é o último estágio antes da possibilidade do real.”
Com um percurso que cruza teatro e cinema, Cleo integrou projetos de estruturas como Aurora Negra e A Missão da Missão, e participou em filmes como Diamantino, Verão Danado e Nha Mila. O seu trabalho tem sido reconhecido como um espaço de resistência, memória e transformação.
A ESTC celebra com enorme orgulho esta distinção internacional.