Passar para o conteúdo principal

A Escola Superior de Teatro e Cinema lamenta a morte da atriz Eunice Muñoz.

Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, principiou a sua carreira de atriz em 1941, no TNDM II, ainda antes de concluir o curso de Atores do Conservatório de Lisboa. Ao longo de oito décadas dedicadas à representação, marcou de forma definitiva o teatro português, trabalhando com os mais importantes encenadores e companhias. Mãe Coragem, As Criadas, Fedra, A Casa do lago, Joana d'Arc, A Casa de Bernarda Alba, Zerlina, Madame, O Caminho para Meca, Memórias de Sarah Bernhardt, A Maçon, O Ano do pensamento mágico, O Comboio da madrugada e O Cerco a Leningrado  são alguns dos muitos exemplos onde a excelência das suas interpretações lhe garantiram não só um vasto rol de prémios mas também o epíteto de maior atriz portuguesa.

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

 

Em novembro de 2021, no âmbito da homenagem oferecida à atriz após a última apresentação da peça "A margem do tempo", no Teatro Nacional D. Maria II - exatamente 80 anos após a sua estreia - Eunice Muñoz afirmava: 

"Agradeço sobretudo a vocês, ao público, que me acarinhou, que me aplaudiu desde que comecei, até agora que comemoro os meus 80 anos de carreira. O teatro precisa de nós, de nós no palco e de vocês que recebem o melhor que temos para dar. Apesar dos dias estranhos e difíceis, o belo continua a existir". 

EUNICEMunoz