Passar para o conteúdo principal

A FANTASIA FUTURISTA é um concurso destinado a dramaturgos da língua portuguesa e o principal projeto que a companhia desenha para alinhar com as comemorações dos 50 anos da revolução de abril. Pretende incentivar/estimular/valorizar a criação de textos teatrais inéditos em Língua Portuguesa Terá várias fases de implementação e alguma dose de imprevisibilidade, já que a sua segunda parte depende da qualidade dos textos produzidos, mas é também um projeto de edição teatral. Será ainda, se possível, o projeto de montagem e apresentação destes textos em palco.

 

estc

William Shakespeare é o maior expoente e a maior prova da importância da dramaturgia na consolidação de uma língua. Podemos convocar também o trio de trágicos gregos, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes como testemunho da fundação da cultura poética ocidental. Se a esta lista acrescentarmos Anton Tchekov, na passagem da Rússia dos Czares para o modelo socialista das Repúblicas Soviéticas ou ainda Bertolt Brecht, na passagem da revolução da física quântica e das técnicas audiovisuais, a constatação é que, desde tempos imemoriais, a escrita dramatúrgica detetou e antecipou as grandes transformações sociais que o mundo viria a sofrer.

O cinquentenário do 25 de abril, como modelo basilar de revolução cidadã, é um marco do ocidente. Neste sentido, continua a ser bandeira e horizonte de utopias, humanidades e solidariedades. A Revolução dos Cravos representa também a refundação de uma lusofonia e o programa Fantasia Futurista também homenageia a musicalidade da poesia, como senha permanente de outros tempos.


O escritor Valério Romão é o curador convidado para o desenvolvimento da fase escrita e desenvolveu, a convite do Teatrão, uma sinopse que parte da ideia inicial e que serve apenas de mote e provocação para a escrita. Os dramaturgos que se inscreverem desenvolverão uma sinopse e serão escolhidas as cinco melhores. Os autores selecionados auferirão de uma pequena bolsa de criação, durante os seis meses seguintes, no final dos quais entregam os textos completos.  O Teatrão espera que os resultados permitam a edição e encenação destes textos nos próximos anos. O concurso tem um regulamento, um júri e é realizado em parceria com o Instituto Camões.

Contulte o regulamento [pdf] deste concurso e uma imagem de promoção do mesmo. Segue o link com o teaser de divulgação e o link do formulário de inscrição

Teaser https://youtu.be/SXI_V5nB6a0
Formulário de Inscrição https://forms.gle/4J7x3c45o6LxFeek9

geral@oteatrao.com
www.oteatrao.com