Passar para o conteúdo principal

Aconteceu no dia 29 de Abril uma sessão de Masterclass com o ator, encenador, diretor e dramaturgista italiano e brasileiro Maurício Paroni de Castro na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

Intitulada “o que aprendi pessoalmente com Heiner Müller”, este foi um espaço de partilha da experiência de convivência e trabalho próximo que Maurício teve enquanto ator e assistente de encenação com o escritor e dramaturgo alemão.

A masterclass aconteceu no âmbito da disciplina “Projeto de Artes Performativas” do Mestrado de Artes Performativas, que conta com orientação do professor Nuno Leão. Foi um espaço imensamente rico de partilha de experiências e ensinamentos, que envolveu um grupo de cerca de 40 estudantes da Licenciatura e Mestrado em Teatro. Este encontro marca também o processo de criação do projeto “Shake the Müller” que o grupo de Mestrado de Artes Performativas se encontra a desenvolver e apresentará publicamente nos dias 1 e 2 de Julho no Grande Auditório da ESTC.

Este encontro só foi possível graças à disponibilidade da estrutura de criação artística Terceira Pessoa, que tem estado a trabalhar com o Maurício em Portugal ao longo deste mês. A Escola Superior de Teatro e Cinema gostaria de agradecer à Terceira Pessoa esta oportunidade e ao Maurício por toda a generosidade e conhecimento partilhados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIO / Maurício Paroni de Castro - N.1961.

É diretor teatral, dramaturgo, roteirista, tradutor e professor. Formou-se em 1985 na Scuola Paolo Grassi (Scuola D'arte Drammatica Piccolo Teatro de Milão), em Itália, onde também lecionou até 1999. Foi professor na Università di Pavia, Itália (1999), Volda University College, Noruega (2003), e na Royal Scottish Academy of Music and Drama, UK (2002/04). Trabalhou como ator, assistente, dramaturgo e/ou aluno com: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Ekkehard Schall, Martin Esslin, Hubert Westkemper, Joe Chaikin, Luca Ronconi, Renata Molinari, Renato Gabrielli e Heiner Muller com quem trabalhou como ator em Shakespeare Cocktail (1988) e de quem se considera discípulo.