A Escola Superior de Teatro e Cinema manifesta o seu pesar pelo falecimento de Antonino Solmer, ator, encenador, poeta e antigo professor da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Nascido em Lisboa, em 2 de março de 1950, dirigiu o Teatro da Trindade, a companhia Os Cómicos - Grupo de Teatro e, entre 1998 e 2000, foi também sub-diretor do Teatro Nacional D. Maria II.

Foi diretor da Companhia Rafael de Oliveira e do Contra-Regra — Centro de Actividades Culturais e de Produção de Espectáculos, que fundou e dirigiu com a escritora Eduarda Dionísio.

Concluiu o curso de Atores - Encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema — antigo Conservatório Nacional —, a que se sucederam pós-graduações e estágios de interpretação e encenação, na Polónia, nomeadamente com o encenador e dramaturgo Josef Sjazna, em 1978, e nas escolas de teatro de Varsóvia e Cracóvia.

A par do teatro, trabalhou em cinema e televisão, integrando os elencos de filmes como “O Príncipe com Orelhas de Burro”, de António de Macedo; “O Processo do Rei”, de João Mário Grilo; em produções televisivas como “Um Jeep em Segunda Mão”; a peça de Fernando Dacosta em torno da guerra colonial, com realização de Jaime Campos; a telenovela da RTP “Terra Mãe”; e a série filmada “A Tragédia da Rua das Flores”, versão do romance de Eça de Queiroz, que co-protagonizou com Lourdes Norberto.

Autor de obra poética publicada e uma bibliografia sobre teatro e a sua didáctica, intitulado "Manual de Teatro". Como encenador dirigiu textos relevantes da dramaturgia universal, desde o teatro antigo à criação dramática contemporânea, incluindo autores como Federico García Lorca, August Strindberg e Henrik Ibsen, muitos deles com alunos da ESTC, sendo o último espetáculo que dirige com finalistas da Licenciatura em Teatro, em 2001, a peça "Atentados", de Martin Crimp.