Passar para o conteúdo principal
banner docentes
banner docentes
vasco costa
Email:
vascosta@gmail.com
Posição:
Professor Adjunto Convidado
Gabinete:
Área de Produção - Licenciatura em Cinema
Webpage:
https://www.vascosta.net/
Currículo

Natural de Lisboa, 1982.

Licenciado em Produção de Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), possui um Mestrado em Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Novas de Lisboa e o Grau de Especialista em Produção de Cinema pelo Instituto Politécnico de Lisboa. 
É no momento Doutorando em Artes Performativas e Imagem em Movimento na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

A sua carreira profissional de produtor está ligada às funções de assistência de realização, direcção de produção e investigação, em diversos cenários de criação.
Trabalhou em Lisboa, Rio de Janeiro, Maputo, Marselha, Marrocos e Gana, em projectos de cinema de autor, publicidade e televisão.

No cinema, como investigador, destaca-se a colaboração no filme As 1001 Noites, de Miguel Gomes. Entre 2015 e 2017 assumiu a direcção de produção do Doc´s Kingdom, Seminário Internacional de Cinema Documental. Em 2019 foi coordenador de projectos na produtora Uma Pedra No Sapato, trabalhando de perto com os autores André Gil Mata, José Filipe Costa, Marco Martins, Filipa Reis, João Miller Guerra, Maureen Fazendeiro, Miguel Gomes e Paulo Abreu.

Como produtor, assina em 2019, com Filipa Reis, o documentário Sophia, na Primeira Pessoa, realizado por Manuel Mozos, apresentado no DocLisboa e difundido na RTP1. Em 2012 produziu a curta metragem Libhaketi, de Ico Costa, estreada no Festival Internacional de Curta Metragem de Vila do Conde, posteriormente difundida pelo canal de televisão francês TV5 Monde em mais de 30 países africanos francófonos.

O know-how de produção de cinema foi aplicado em colaborações com o artista João Onofre: em 2012 foi director de produção do vídeo Ghost, e em 2017 da instalação Untitled (orchestral), patente na Sala das Caldeiras do Museu da Electricidade (MAAT).


Desde 2016 lecciona as unidades curriculares Teoria e Prática de Produção I e II, na ESTC.