Pequeno Ciclo à volta do Texto #2 e #3

Sala 313 - ESTC
Departamento de Teatro - ESTC

O primeiro convidado foi João Oliveira Duarte >

no dia 18 de janeiro, teremos a presença de Daniel Tércio, às 14h30, na Sala 313

Daniel Tércio possui um bacharelato em Filosofia (UL), uma licenciatura em Artes Plásticas (ESBAL), o mestrado em História da Arte (UNL) e o Doutoramento em Dança (FMH). Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leciona, ao nível da licenciatura e do mestrado, cursos de História da dança, Estética, Movimento e expressão plástica, e novas tecnologias aplicadas à dança. Integra a direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação sobre estudos da dança. Coordena também a especialidade de dança no programa doutoral em motricidade humana. É investigador responsável por projetos competitivos, como o projeto Technologically Expanded Dance, desenvolvido entre 2004 e 2007. Para além de numerosos artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, é autor de obras de ficção e tem participado em projetos performativos e de formação artística, numa perspetiva transdisciplinar. Enquanto crítico de dança, tem colaborado regularmente com a imprensa desde 2004.

e no dia 25 de janeiro teremos connosco a Mariana Pinto dos Santos, no mesmo horário e no mesmo local, na ESTC.

Mariana Pinto dos Santos é historiadora da arte e curadora independente, com doutoramento em História e Teoria (Facultat de Belles Arts, Univ. Barcelona). É investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH (Lisboa) e professora convidada da NOVA FCSH de Lisboa e da Universidade de Coimbra. É autora do livro Vanguarda & Outras Loas. Percurso Teórico de Ernesto de Sousa (2007, 2.ª ed. 2023). A sua pesquisa incide sobre modernidade e modernismos, circulação da vanguarda, historiografia e teoria da arte, arte e política em Portugal no século XX. É co-editora da Obra Literária do artista modernista Almada Negreiros e coordenou várias edições de livros, revistas académicas e catálogos de exposições. Foi convidada como palestrante pela Universidade de Lisboa, Univ. da Beira Interior, ESAD (Porto), Cátedra Carlos de Oliveira (Universidade de Zurique, Suíça), Cátedra Almada Negreiros (Universidade de Göttingen, Alemanha) bem como museus, como o Centro de Arte Moderna-Fundação Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), Museu Nacional Soares dos Reis ou a Casa Fernando Pessoa. Publicou internacionalmente no RIHA JournalKonsthistorisk tidskrift / Journal of Art HistoryDiadorimArtium Quaestiones Perspective. Foi curadora de exposições para a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), Galeria do Palácio (Tavira), Instituto Cabañas (Guadalajara, México), Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa), Atelier-Museu Júlio Pomar (Lisboa). Foi co-IR do projecto de investigação Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary (2018-22) (PTDC / ART-HIS / 29837/2017) com financiamento europeu e é membro da equipa de investigação do projecto financiado pela FCT O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956) (2021-24) (PTDC / ART-HIS / 1370/2020). É directora do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso (NOVA FCSH). É co-editora, com Joana Cunha Leal, do livro The Primitivist Imaginary in Iberian and Transatlantic Modernisms (Routledge / Taylor & Francis, 2023). É editora das Edições do Saguão desde 2017.