Estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), a iniciativa do IPDJ, organizada pelo Gerador, que desde 1997 impulsiona jovens criadores, convocando-os para o mais alargado e relevante programa de estímulo à criação em Portugal.

Esta é uma oportunidade para pessoas residentes em Portugal, até aos 30 anos, submeterem os seus projetos artísticos em 15 áreas distintas, entre as quais se inclui Teatro. Para avaliar as obras de teatro, convidámos Carla Chambel, reconhecida atriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, e Luísa Ortigoso, atriz que nos últimos 40 anos tem trabalhado regularmente em teatro, cinema e televisão. O painel é composto, no total, por 45 jurados, 3 por área artística, sendo complementado por um representante do IPDJ.

Os selecionados serão convidados a apresentar publicamente o seu trabalho artístico no evento oficial da MNJC, em Vila do Conde, onde serão anunciados também os vencedores de cada área.

Há um total de 15.000€ em prémios para distribuir. Ao prémio pecuniário de 1.000€ para cada vencedor, acrescem outras vantagens: uma entrevista individual para o Gerador; 50% de desconto nos cursos e formações da Academia Gerador; acesso a um conjunto de ações de visibilidade e integração num programa de capacitação e de experiências profissionais.

As candidaturas encerram dia 6 de setembro, às 20h. Toda a informação pode ser consultada aqui: https://gerador.eu/mostra-nacional-de-jovens-criadores/