O Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema vai celebrar neste ano lectivo cinquenta anos de ensino do cinema. As comemorações deste cinquentenário têm início no próximo dia 7 de outubro, com uma sessão muito especial de abertura do ano letivo.

São cinco décadas, desde a criação do primeiro curso superior de cinema em Portugal: cinco décadas de desenvolvimento de um projecto pedagógico de ensino do cinema numa escola pública; cinco décadas de afirmação institucional do ensino artístico numa escola de cinema, cujo prestígio, visivelmente expresso, ao longo destes cinquenta anos, no reconhecimento nacional e internacional da qualidade dos seus formandos e na sua integração no tecido profissional do cinema em Portugal, lhe garante o carácter de escola nacional.

Criada no ano lectivo 1972/73, no Conservatório Nacional, sob a designação de Escola Piloto para a Formação de Profissionais de Cinema, é como Escola de Cinema que passará a ser conhecida e referenciada. Em resultado da reconversão do Conservatório Nacional, o Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, integrada desde 1985, no Instituto Politécnico de Lisboa, é o herdeiro natural desse legado e o continuador desse ensino nos seus actuais cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, guardando como marca identitária aquela que foi, desde a sua fundação, uma articulação pioneira entre a vertente artística e profissionalizante do seu ensino.

O dia de abertura das comemorações iniciará, pelas 10h30 da manhã, com o acolhimento à comunidade escolar e convidados especiais, seguido de uma sessão com intervenções dos actuais órgãos de gestão, bem como do antigo director do departamento de cinema, havendo no final um Porto de honra. Da parte da tarde, serão exibidos um conjunto de seis filmes premiados, realizados em contexto escolar.

Programa
Sessão de abertura do ano letivo e das comemorações dos 50 anos da Escola de Cinema

10h30 | Receção dos convidados
Conversa informal do Senhor Ministro da Cultura com alunos no foyer do Grande Auditório

11h00 | Apresentação e boas-vindas do Presidente da ESTC – Prof. Dr. David Antunes
Diretor do Departamento de Cinema – Prof. Luís Fonseca
Vice-Presidente do IPL – Prof. Dr. António Belo
Presidente da Câmara Municipal da Amadora – Dra. Carla Tavares
Ministro da Cultura – Dr. Pedro Adão e Silva

12h20
Palestra do anterior Diretor do Departamento – Prof. Dr. José Bogalheiro
13h00
Porto de Honra
15h30
Sessão de projeção de uma seleção de filmes de escola premiados nos últimos 20 anos, com presença de equipa para uma conversa no final do visionamento.

Notícia Politécnico de Lisboa >

PROGRAMA DOS EVENTOS DE COMEMORAÇÃO DURANTE O ANO LETIVO 2022/23 [pdf]