O evento académico Narrativa, Media e Cognição − que este ano vai ter a sua sexta edição − visa conjugar a narrativa, enquanto fenómeno artístico e social, com os meios artísticos e técnicos que a veiculam e com a cognição que a produz e lhe confere sentido. A edição de 2021 tem como anfitriã a Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal, numa parceria com o GT Narrativas Audiovisuais da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Decorrerá nos dias 15 e 16 de Outubro de 2021, em edição virtual.

À entrada de uma nova década do século XXI o panorama artístico é cada vez mais híbrido e divergente das normas, verificando-se uma crescente miscigenação de formas, conteúdos e géneros. Urge, portanto, reflectir sobre a inter-relação existente entre as três áreas de estudo da conferência − a narrativa, os media/as artes, e a cognição – e contribuir com teorização académica que permita ampliar a reflexão sobre a natureza e o papel da narrativa como elemento aglutinador de uma nova práxis audiovisual. Neste sentido, a presente edição incide especificamente sobre os variados desafios da actualidade artística, procurando dinamizar o diálogo multidisciplinar. Uma sólida teorização é um factor privilegiado na selecção das propostas.

Haverá uma publicação com revisão cega por pares de artigos emanados desta conferência. A inscrição na conferência é grátis, mas a inscrição é necessária para poder frequentar as sessões.

12_conferencia

Submissão:

Vimos convidar todos os interessados a submeterem propostas de comunicação de 20 minutos. Cada participante está limitado a uma comunicação. Serão aceites abordagens teóricas e teórico-práticas.

Os resumos das comunicações (máximo de 400 palavras) devem ser acompanhados de 5 palavras-chave, 3 referências bibliográficas e uma nota biográfica do autor (máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com) e Abel Júpiter (estc.conferencia.2021@gmail.com)

Sugestões de tópicos possíveis, entre outros:

• Estruturas narrativas complexas, não-lineares e fragmentárias.
  • Auto-reflexividade, metalepse, ekphrasis, níveis diegéticos.
  • Narração não fidedigna.
  • Personagens e universos diegéticos.
  • Tempo e espaço na narrativa.
  • Metodologias de escrita de argumento.
  • Filme ensaio, webdocumentário.
  • Autobiografia, auto-retrato e autoficção.
  • Transmedia storytelling.
  • Adaptação cinematográfica.
  • Serialidade televisiva.
  • Narrativa e new media.
  • Narrativas em streaming e novos formatos de exibição / exposição.
  • Narrativa interactiva.
  • Design, figuras e estruturas narrativas em videojogos.
  • Narrativa como estrutura cognitiva.
  • Relação entre media e cognição.
  • Modos de narrar e estados alterados de consciência.
  • Mecanismos de recepção e criação de narrativas.

Oradores convidados:

• Jane Alison – Universidade da Virginia,
  • Jens Eder – Universidade Babelsberg Konrad Wolf, Alemanha.
  • Marina Grishakova – Universidade de Tartu, Estónia.
  • Miklós Kiss – Universidade de Groningen, Países Baixos.
  • Nitzan Ben-Shaul – Universidade de Tel-Aviv, Israel.
  • Jason Mittell – Middlebury College, EUA.

Calendário:

12 de Abril (segunda-feira) – Data limite para envio de resumos.

12 de Maio (quarta-feira) – Notificação de aceitação.

7 de Julho (quarta-feira) – Data limite para inscrição na conferência (grátis).

Datas da conferência: 15 - 16 de Outubro 2021.

ORGANIZADORES

Fátima Chinita, IPL – Escola Superior de Teatro e Cinema.

Maria Guilhermina Castro – Universidade Católica Portuguesa, School of Arts, Research Center for the Science and Technology of the Arts.

Jorge Palinhos, IPL – Escola Superior de Teatro e Cinema.

12_poster