O ciclo de (re)performances, filmes e conversas, que constitui o primeiro eixo de dança não dança, conta com a colaboração institucional da Companhia Nacional de Bailado, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, da Escola Superior de Dança e da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Com a curadoria de João dos Santos Martins, Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira e Ana Dinger, o programa divide-se em três eixos, compreendendo um ciclo de eventos, um livro e uma exposição. Cada um destes eixos percorre o século XX e início do século XXI, problematizando à sua maneira (específica da sua medialidade) representações lineares do tempo, ecoando os restantes e dando a ver as danças e as suas histórias de diferentes perspetivas.

Programa completo de 30 outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024 >

Dança não dança – arqueologias da nova dança em Portugal é um programa dedicado a diferentes manifestações da dança, procurando situar aquilo a que, nos anos 1990, se chamou a Nova Dança Portuguesa, não sem dar conta do que de “novo” existe numa multiplicidade de ocorrências que atravessam o século XX. Trata-se de “dançar o nervosismo da história”, experimentando, pelas danças, as contradições do tempo em que estas ocorrem, dando a ver possíveis outros tempos.

SITE GULBENKIAN >