Na passada quarta-feira, 12 de Julho 2023, o premiado 'Encoberto', vencedor dos Prémios Sophia Estudante 2023, na categoria de melhor ficção, fez história sendo o primeiro filme português a ser semifinalista no Oscar Estudante.

O filme realizado por Rodrigo Rebello de Andrade fez parte da Seleção Oficial do Curtas Vila do Conde 31º Edição, na secção "Take One!" assim como nos Prémios Sophia 2023. Foi também vencedor dos prémios de Melhor Argumento e Melhor Interpretação no YMOTION - Festival de Cinema Jovem de Famalicão 2022.

Encoberto, um filme realizado no 3º ano de Licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema, a mais antiga e prestigiada escola de cinema portuguesa, soma agora a sua 4ª nomeação, sendo esta última dada pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, nos Estados Unidos.

Protagonizado por Rafael Morais e Pedro Lacerda, conta ainda com João Pedro Mamede, Simon Frankel, Rafael Gomes e com a participação especial de Manuel Mozos. O argumento é de Pedro Alegria e a direção de produção de Sofia Correia. Tendo sido um trabalho final de licenciatura, a equipa conta com mais de 28 alunos da ESTC.

É já a 50ª Edição dos Student Academy Awards, um prémio que deu a conhecer grandes nomes do cinema, como Spike Lee, Robert Zemeckis, Patricia Riggen, Pete Docter, etc. Numa edição em que foi batido o recorde de submissões, entre 2444 filmes, 63 foram escolhidos como semifinalistas. 'Encoberto' está nessa lista, pondo-o no top 3% de todos os filmes submetidos. Na categoria Narrative Film, onde a curta-metragem está incluída, estão em competição 17 filmes de escolas de todo o mundo. Esta seleção é um momento histórico no cinema Português ( Ver artigo no site oficial da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences ).

Sinopse: Vargas, um agente infiltrado, tem como missão levar à captura um grupo de assaltantes. Após conversar com Ricardo, membro do gangue, começa a questionar a visão do inimigo, tornando a missão muito mais difícil.