Passar para o conteúdo principal

Henry David Thoreau através de um ensaio seu apresentou ao mundo o conceito de desobediência civil onde defende que os cidadãos devem rebelar-se contra as leis injustas de forma não violenta com visa à transformação social. Assim, propomos voltar a olhar para estes ensaios como formas diretas de intervenção cívica e agentes de mudança.

Os participantes deverão submeter um ensaio sobre o tema da democracia, em que abordem a importância da sua manutenção e desenvolvam propostas de medidas para assegurar a sua preservação. O ensaio deverá ser original e inédito, escrito em língua portuguesa, e ter no máximo 5000 caracteres (aproximadamente 3 páginas). Serão selecionados os cinco melhores ensaios. Os autores destes ensaios serão convidados a participar num momento de debate em formato hackathon. As medidas resultantes deste debate serão compiladas numa lista de 5 propostas, que serão apresentadas à câmara municipal de Lisboa, com o objetivo de contribuir para a manutenção e fortalecimento da democracia na cidade.

 

Limite de submissão do ensaio online: até dia 19 de Abril, 23:59h   Os vencedores serão informados durante o decorrer do dia 20 de Abril

REGULAMENTO - http://bitly.ws/D4hb

PARA SUBMETER ENSAIO - https://forms.gle/zTR2f5To6Hk8LQWU7

 

O Festival Política vai decorrer entre os dias 21 e 23 de abril no Cinema São Jorge e a entrada é gratuita.

"Ensaiar a democracia"  acontecerá Sábado, 22 de abril, às 16h30 .

fp