Passar para o conteúdo principal

Patente no Foyer | Espaço multiusos da ESTC de 1 de julho a 31 de outubro de 2021

Sobre a exposição

A mostra apresenta projetos que se situam no âmbito de desenvolvimento da criatividade para a elaboração de formas que interagem plasticamente num espaço, refletem sobre uma situação, revelam propostas que convidam e promovem o cruzamento de conhecimentos e a partilha de experiências formativas e de pesquisa em torno da cena (scaena), com o objetivo de comunicar ideias, em constante mediação com e para os outros.

É, por isso, uma "instalação de ideias e ações" resultantes de diversos percursos de expressão artística, num diálogo participativo entre as peças em exposição, a interpretação criativa e o "modo de ver" do público.

John Berger, crítico de arte, em Modos de Ver refere que "a relação entre o que vemos e o que conhecemos nunca está estabelecida de uma vez por todas." (2018:17)

Nesta forma peculiar que cada um tem de olhar algo, fica o convite realizado ao espectador para participar na exposição, onde cada peça criada e produzida - figurinos, adereços, cenários, etc. -, envolve a conceção de ideias, a construção formal inerente à relação de matérias e técnicas, a interpretação singular na composição de cada intenção cénica, espaço e contexto onde ocorre.

Da exposição fazem parte trabalhos realizados pelos alunos do curso de Teatro, ramo de Design de Cena, nas unidades curriculares Design de Cena, Cenografia e Figurinos; Desenho; Tecnologias. Existem projetos e objetos, mas também fragmentos de cenários realizados para exercícios-espectáculos. A diversidade conceptual encontra seguimento na diversidade de meios e registos, que aceitam o desenho, a escultura, o vídeo, entre outros, tornando visível que qualquer ideia existe e se desenvolve no ato de fazer.

 

modos-de-ver1                modos-de-ver2              modos-de-ver3

 

modos-de-ver4                  modos-de-ver7

 

modos-de-ver4

Fotografias: Luísa Marques