Localizado na Área Metropolitana de Lisboa, o município da Amadora prepara-se para receber "Lançamento da Mostra Cine Amadora", considerada a quarta maior cidade do país em densidade populacional, a cidade da Amadora é conhecida por sua rica diversidade cultural representada pelas suas mais de 100 nacionalidades diferentes residentes em seu território.
A apresentação do "Cine Amadora" acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro nos Recreios da Amadora, o "Cine Amadora" promete ser uma mostra cinematográfica e um espaço dedicado à celebração da riqueza cultural dos países que falam português.

O evento de "Lançamento da Mostra Cine Amadora" exibirá diversos géneros cinematográficos, com o objetivo de apresentar filmes que dialogam com a comunidade local, expondo as suas narrativas, culturas e desafios enfrentados pelas mulheres cineastas. Esta mostra pretende ser um espaço inclusivo, estimulando debates e reflexões através do cinema em língua portuguesa.

O "Lançamento da Mostra Cine Amadora" conta com o apoio e a colaboração da mais antiga escola de cinema do país, a Escola Superior de Teatro e Cinema da Amadora, uma referência na formação em cinema. Também iremos realizar uma sessão com curadoria do festival Porto Femme com uma programação dedicada às mulheres que trabalham e produzem cinema nos países de língua portuguesa.

No dia 5 de novembro, em celebração do Dia Mundial do Cinema, iremos promover um debate com o tema "As Mulheres no Cinema", que contará com a participação de Raquel Freire, Rita Capucho e Luísa Sequeira. Após as intervenções das convidadas, a discussão será aberta ao público.
Além das exibições, o “Cine Amadora 2024” também contará com debates, lançamentos de edições, música e workshops, onde cineastas irão partilhar as suas experiências e discutirão questões relevantes à produção e representatividade no cinema dos países de língua portuguesa.

A entrada será gratuita e aberta a toda a comunidade.
Para mais informações sobre o "Lançamento da Mostra Internacional Cine Amadora", acesse www.cineamadora.pt ou entre em contacto pelo e-mail geral@cineamadora.pt

estc