ev

No dia 18 de janeiro, às 18 horas, será apresentado na Biblioteca da Imprensa Nacional o livro "Teatro de Revista em Portugal: Revistas «Perdidas» e Outras (1851-1868)", com coordenação científica de Eugénia Vasques (Professora Jubilada da Escola Superior de Teatro e Cinema - Politécnico de Lisboa), uma edição da INCM - Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Politécnico de Lisboa e a Escola Superior de Teatro e Cinema.

A sessão, que será apresentada pelo encenador-autor Filipe La Féria, contará com a presença de Eugénia Vasques, de Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, e de Duarte Azinheira, Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Biblioteca da Imprensa Nacional
Rua da Escola Politécnica, n.º 135, Lisboa
Entrada livre

SINOPSE

«A presente obra é um contributo para a preservação e divulgação de importantes inéditos da história do Teatro de Revista em Portugal. Além de ensaios de enquadramento e análise historico- artística e da exploração de bibliografia especializada, envolvendo investigadores de diferentes instituições do ensino superior (CIAC — Centro de Estudos em Artes e Comunicação/Universidade do Algarve/Escola Superior de Teatro e Cinema-Politecnico de Lisboa, CIEBA — Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes/ Universidade de Lisboa, CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa), o volume dá a ler, através de transcrição, os guiões inéditos de revistas julgadas e tidas por perdidas e imagens de revistas publicadas na época da estreia mas de difícil acesso ou, mais ainda, de incontornável importância no conjunto.

O corpus é constituído pelas peças inéditas Lisboa em 1850: Revista em 3 Atos, O Festejo de um Noivado: Revista em 3 Atos e Qual deles os trará? Revista em 3 Atos, representadas, respetivamente, em 1851, 1852 e 1853, originalmente no Teatro do Ginásio Dramático. Seguem-se Fossilismo e Progresso, de 1855, e a Revista de 1858 (publicadas), Os Melhoramentos Materiais, de 1859 — peça que foi censurada, tendo sido publicada, mas que se mantém muito relevante porque denuncia, em prefácio, a natureza interesseira da censura —, Passado, Presente e Futuro, de 1861, a Revista de 1862 (já publicada, mas de que mostramos o manuscrito), a Revista (a Vapor), de 1866, a Revista de 1867 e a Revista Celebridades de 1868, publicada mas de que, igualmente, mostramos o manuscrito.»

Eugénia Vasques

Notícia IPL >