Passar para o conteúdo principal

NOVOCINE (www.novocine.pt) é uma sala de cinema online que disponibiliza um novo filme a cada vinte dias e surge com o objectivo de criar um acesso contínuo a obras realizadas por cineastas e artistas visuais de língua portuguesa, celebrando novos autores ao lado de redescobertas, reunindo-as num arquivo aberto em constante desenvolvimento.  


A plataforma foi criada por Madalena Fragoso e Afonso Mota (Alumni ESTC), cujo trabalho se tem focado principalmente na produção e realização de filmes independentes, e surge da necessidade de criar novos espaços de exibição para os filmes e da vontade de descentralizar a circulação de obras cinematográficas. Não querendo agir em substituição da sala de cinema, NOVOCINE surge como uma alternativa aos principais circuitos de distribuição e exibição de filmes, destacando cineastas e criadores independentes que trabalham com recursos limitados, filmes sem estrutura de distribuição, filmes que estiveram pouco tempo no circuito dos festivais ou filmes esquecidos a rever, procurando assim oferecer-lhes uma nova ou mais extensa vida.


Sem imposição de género ou duração, cada filme será acompanhado por um texto sobre o filme ou uma conversa com os realizadores, para uma maior e mais extensa compreensão da obra. O objectivo é que os autores dos filmes possam intervir na construção do site, acrescentando elementos visuais, sonoros ou escritos que contribuam para expandir o universo do filme. Após os vinte dias de exibição de cada filme, este deixará de estar disponível para visionamento mas mantém-se no arquivo uma página dedicada ao mesmo, permitindo o acesso ao material disponibilizado sobre o filme. Embora dedicada exclusivamente a cinema e vídeo em língua portuguesa, a plataforma será traduzida e legendada em língua inglesa.

estc

 


O primeiro filme que será exibido é A CASA E OS CÃES (2019), realizado por Madalena Fragoso e Margarida Meneses e virá acompanhado de um texto escrito pela cantora e compositora Maria Reis, assim como algumas cenas que ficaram fora da montagem final. Os próximos filmes serão apenas revelados no dia da sua estreia na plataforma.
 
CONTACTO geral@novocine.pt
INSTAGRAM @novocine