CONVOCATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

Encontro | Vozes da Voz nas Artes Vivas

Investigar a voz em processos de criação, pedagogias e práticas performativas

Período de inscrição de resumos: 27/07 a 15/09 de 2023

estc

Como pensar a voz?

Podemos pensá-la como um movimento de ar nas cavidades carnosas do corpo profundo. Ou como passagem de ar que gera vibrações sonoras nas pregas vocais do corpo humano (e não humano). Ou como ar que passa pelo orifício da garganta para penetrar o ouvido e encontrar as cavidades profundas do outro.

Como podemos pensar, então, a voz como uma relação com o outro? Ou, seguindo Cavarero, pensadora, feminista e estudiosa da voz, como “... fruir a escuta da ‘vibração de uma garganta de carne’. Viva e corpórea, única e irreproduzível”?

No encontro artístico-académico “Vozes da Voz nas Artes Vivas”, propomos  realizar um intercâmbio artístico e académico dos estudos da voz no plano das artes cênicas, nos seus alcances poéticos, éticos e políticos. Para tanto, o encontro irá reunir artistas, investigadores e professores, para que possam partilhar suas experiências formativas, dos processos de criação e das pesquisas no âmbito da voz no contexto das práticas performativas contemporâneas em teatro. Procurar-se-á, desta maneira, levantar pensamentos sobre modos e materiais de experimentação e pesquisa em voz, que transformam o nosso fazer teatral, evidenciado a sua potência processual, em permanente construção e que abre passagens ao vertiginoso movimento sensível de estar e intervir na própria dinâmica do mundo e da vida.

Essas são as ideias que mobilizam os nossos objetivos e afetos para o encontro “Vozes da Voz nas Artes Vivas” a ser realizado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa - ESTC durante os dias 3 e 4 de novembro de 2023.

Para integrar a atividade painel de pesquisas em andamento, do encontro Vozes da Voz nas Artes Vivas, a comissão organizadora abre chamada pública para investigadores de mestrado e doutoramento, que estejam a desenvolver estudos na área da voz, a apresentarem contributos que possam expandir o saber sobre a voz durante o encontro. As pesquisas deverão ter uma relação com as seguintes temáticas (não limitadas):

-Voz e escuta

-Performatividades da voz

-Voz e filosofia

-Voz e suas marcas políticas

-Voz e decolonialidade

-Voz e feminismo

-Voz e corpo

-Voz e educação somática

-Voz, cena e musicalidade.

As condições de apresentação dos trabalhos são as seguintes:

- Os textos devem ser originais e inéditos e serão expostos oralmente por seus autores/as em forma presencial.

- Os investigadores disporão de 15 minutos para exposição da pesquisa.

-O formulário de inscrição está disponível AQUI >

-A divulgação dos trabalhos selecionados será feita via e-mail e está prevista para o dia 10/09/2023.

| vozesdavoznasartesvivas@gmail.com

estc