O "PERGUNTAS" assenta na convicção de que o ensino artístico é um ensino experimental, que encontra a sua metodologia no regime laboratorial.

vídeo >

artigo sobre o trabalho desenvolvido publicado na revista dobra >

Anualmente, é sugerido um tema, sempre aberto, a partir do qual professores e alunos investigam: cada docente apresenta um possível roteiro de pesquisa, dependente da escolha de um determinado ponto de vista; e cada aluno ou grupo de alunos decide uma abordagem e propõe uma ideia, que o(s) levará à construção de um objecto ou evento, sem restrições relativamente ao uso de linguagens ou ferramentas.

O projecto parte de um tema – PERGUNTAS – e integra os alunos da Licenciatura em Teatro – ramo de Design de Cena e do Mestrado em Teatro – especialização em Design de Cena que, trabalhando em pequenos grupos, com o apoio do conjunto de professores, criam objectos e/ou intervenções destinadas à exposição pública num espaço de tempo limitado: o projecto desenvolve-se em cerca de duas semanas, ocupando de forma transversal o calendário escolar dos participantes.

O "PERGUNTAS" é a sétima edição desta proposta, antecedida pelos projectos FOGO (2016), ERRO (2017), MAPA (2018), FALSO (2019), EXPLODE CORAÇÂO (2020) e BARTLEBY (2021). Nesta apresentação, integra-se no Projeto de Investigação Ensaio de Construção — Criação e Investigação em Cenografia (IPL/2021/ECCIC_ESTC), financiado no âmbito da 6.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística (IDI&CA) financiados pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

FOGO_PERGUNTAS

Autores: Filipa Caetano, Inês da Silva, Luísa Cortês, Teodora Trifonova, Maria João Arsénio, Tomás Lucas, Paulo Neves, Martim Rodrigues, Madalena Santos, Lara Faustino, Rafaela Graça, Maria Catarina Antunes, Carlota González, Catarina Sousa, Cíntia Silva, David Tavares, João Natário, Tiago Venceslau, Catarina Lopes, Matilde Salsinha, Francisca Gameiro, Mariana Fonseca, Sancha Viana, Adriana Santos, Beatriz Carvalho, Mariana Urbano, Ricardo Pereira, Beatriz Santos, Neusa Trovoada, Carlota Duarte, Rafael Santos.

Professores: João Calixto, José Espada, Mariana Sá Nogueira, Marta Cordeiro, Sérgio Loureiro, Teresa Varela, Stéphane Alberto, Sara Franqueira, Rita Pico.

Apoio: Rute Reis, Rui Girão. Fotografia: João Meirinhos, Gci-ESTC 2022.