Este evento visa fomentar o encontro entre professores e alunos da área do cinema, partilhar práticas, maneiras de cativar o público académico e perspetivar desafios colocados nos dias de hoje, nomeadamente face às exigências colocadas pela Internet e pelo digital.

Com a participação e docentes e investigadores da Escola Superior de Teatro e Cinema

7 (quarta), 8 (quinta) e 9 (sexta) de Fevereiro de 2024, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Organização: Luís Mendonça e Pedro Florêncio (ICNOVA). Com o CINENOVA, festival interuniversitário da NOVA FCSH.

Local do simpósio: Auditório B1, Torre B, da NOVA FCSH (Campus da Avenida de Berna, 26-C).

Mote: Aprender a educar com os alunos.

Dia 7 de Fevereiro, quarta-feira

Tentativas

10h00

Paulo Carvalho (Doutorando em Artes Performativas e da Imagem em Movimento)

Pedro Florêncio (NOVA FCSH)

Participantes do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (Labcom – Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior)

14h00

Carlos Natálio (Escola das Artes da Católica do Porto)

Dia 8 de Fevereiro, quinta-feira

Correspondências

10h00

Luís Mendonça & Ricardo Vieira Lisboa (NOVA FCSH)

Isabel Medeiros (NOVA FCSH)

Margarida Leitão (Escola Superior de Teatro e Cinema)

14h00

Diálogo com Tomás Santos Maia (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)

Dia 9 de Fevereiro, sexta-feira

Experiências

10h00

Hermínia Sol (Instituto Politécnico de Tomar)

Tomás Robalo (NOVA FCSH)

Gonçalo Robalo (Ar.co)

14h00

Júlio Alves & Filipe Roque do Vale (Universidade Lusófona)

17h00

Exibição do filme mapa-esquisito* (2018) de Jorge Vaz Gomes, com a presença do realizador.

* Obra premiada na edição inaugural do CINENOVA (Melhor Filme Português a Concurso), em 2019.

Mais informações e programação completa aqui: https://dossierarkadin.wordpress.com/2024/01/21/simposio-interuniversitario-cinema-e-pedagogia