Perguntas Frequentes

03_tornados

Tornados | Espetáculo dos finalistas da Licenciatura em Teatro no Maria Matos Teatro Municipal | 2015 | Foto © Bruno Simão

1 - Concluí/Não Concluí um bacharelato da ESTC, o que poderei fazer para completar uma licenciatura na ESTC?

2 - Tenho um curso superior, como poderei candidatar-me à licenciatura em Teatro ou à licenciatura em Cinema?

3 - Poderei realizar a candidatura a um curso na ESTC, não tendo as condições de acesso, nomeadamente o 12.º ano e a prova de ingresso (exame nacional)?

4 - O que são as Provas para Maiores de 23 anos?

5 - Quais são os exames nacionais (provas de ingresso no ensino superior) para acesso a uma licenciatura da ESTC?

6 - Poderei realizar inscrição em unidades curriculares não sendo aluno da ESTC?

7 - Não sou português, não vivo em Portugal há mais de dois anos, nem sou nacional de um estado membro da União Europeia. Quais as condições de acesso aos cursos da ESTC?

1 - Concluí/Não Concluí um bacharelato na ESTC, o que poderei fazer para completar uma licenciatura na ESTC?

Pode reingressar na Escola através de uma integração curricular (definição de plano de estudos para prosseguimento de estudos) e requerendo a creditação da formação obtida anteriormente, de modo a prosseguir estudos na licenciatura subsequente.
Mais info >

 

2 - Tenho um curso superior, como poderei candidatar-me à licenciatura em Teatro ou à licenciatura em Cinema?

A candidatura dos titulares de um curso superior é feita através do concurso local de acesso ao curso pretendido, existindo vagas exclusivas para estes candidatos.

 

3 - Poderei realizar a candidatura a uma licenciatura da ESTC, não tendo as condições de acesso, nomeadamente o ensino secundário concluído e a prova de ingresso (exame nacional)?

Se tiver idade igual ou superior a 23 anos em 31 de dezembro do ano anterior ao ano da candidatura, poderá fazer as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos de cada uma das licenciaturas da nossa Escola. Apenas com a aprovação nestas provas é possível a inscrição no concurso local de acesso.

 

4 - O que são as Provas para Maiores de 23 anos?

São provas efetuadas na ESTC, previamente ao concurso local de acesso, e que habilitam os candidatos que não tem a habilitação necessária para concorrer ao ensino superior e que tenham 23 anos a 31 de dezembro do ano anterior ao ano da candidatura.
Mais info (Licenciatura em Teatro) >
Mais info (Licenciatura em Cinema) >

 

5 - Quais são os exames nacionais (provas de ingresso no ensino superior) para acesso a uma licenciatura da ESTC?

As provas de ingresso exigidas aos candidatos do regime geral são concretizadas através de exames nacionais. Para acesso a uma das licenciaturas da ESTC é necessário obter aprovação (mínimo de 95 na escala de 0 a 200) em apenas uma das seguintes provas de ingresso: Português, Inglês, História da Cultura e das Artes, Geometria Descritiva, Matemática ou Literatura Portuguesa. Os exames nacionais, como provas de ingresso no ensino superior, são válidos no ano em que são feitos e nos dois anos subsequentes.
A comprovação da titularidade das provas de ingresso no ensino superior é feita exclusivamente através da Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário), emitida pela Escola Secundária onde o candidato realiza os exames nacionais. Para obtenção desta ficha pode ser exigido ao candidato que faça mais do que um exame nacional, como prova de ingresso no ensino superior.

 

6 - Poderei realizar inscrição em unidades curriculares não sendo aluno da ESTC?

Sim, como aluno extraordinário, mediante um pedido devidamente autorizado e o pagamento dos respetivos emolumentos.
Mais info (regulamento do aluno extraordinário) >

 

7 - Não sou português, não vivo em Portugal há mais de dois anos, nem sou nacional de um estado membro da União Europeia. Quais as condições de acesso aos cursos da ESTC?

Existe um estatuto do estudante internacional que implica condições de acesso e frequência diversas dos restantes alunos.
Mais info (estudante internacional) >

 

Partilhar