design-de-cena

OPEN CALL (que decorre até 6 de Agosto resultante do Fundo de Apoio à Criação da Teatro Nacional 21)

BOLSAS PARA JOVENS CRIADORES

(FINALISTAS DAS ESCOLAS ARTÍSTICAS - 2018/2019)

Fundo de Apoio à Criação - TN21 - O Corpo de Helena

A Teatro Nacional 21 tem procurado desde sempre, um campo de experimentação na área teatral e da criação (mesmo que algumas escolhas de repertório pareçam remeter para formas clássicas de teatro). A TN21 tem também, e essencialmente, um passado com um repertório performativo, como é o caso de Violência - fetiche do homem bom e uma ópera-punk levada à cena em 2011 (ambos apresentados na sala estúdio do TNDMII).

Nesta senda de experimentação e de um olhar atento ao momento presente, a TN21 decidiu no âmbito da produção de O Corpo de Helena (projecto apoiado pelo fundo de emergência da Direção Geral das Artes), avançar com um Fundo de Apoio à Criação para jovens Artistas formados em Teatro/Artes Performativas, no ano letivo transato (2018/2019). Com esta iniciativa, a TN21 pretende reafirmar o seu compromisso com tempos que vivemos, oferecendo à sua escala uma resposta a uma nova geração de artistas (que não pode desistir ainda antes de começar).

DESTINATÁRIOS

Podem concorrer artistas individuais ou coletivos que tenham terminado um curso na área do Teatro/Artes Performativas no ano 2018-19. Os artistas ou estruturas que se candidatem não podem estar abrangidos pelo Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes.

MONTANTE A ATRIBUIR

Serão selecionados três projetos.

(500 euros por projeto.)

PROJETOS SELECIONADOS

Os projetos selecionados terão de apresentar o espetáculo produzido em direto, através de um dispositivo on-line (à semelhança do projecto O Corpo de Helena), até 30 de Outubro de 2020. Os três projetos serão acompanhados pelos diretores artísticos da TN21, Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, e apoiados na divulgação e comunicação dos seus espetáculos pela Produção da TN21.

CANDIDATURAS

Os interessados devem enviar email para fundo.tn21@gmail.com, com os seguintes elementos: 1) Nome completo; 2) Área artística; 3) Nota biográfica; 4) Breve descrição do projeto (máximo 1 página A4);

PRAZOS

As inscrições estão abertas até dia 6 de agosto e as três bolsas serão atribuídas até dia 17 de Agosto.